Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan
- Conceito comElaineRibeiro
- 6 de jul.
- 1 min de leitura
Presidente afirmou também que Organização do Tratado do Atlântico Norte, ao aumentar gastos com defesa, alimenta a guerra armamentista. Lula discursou nesta manhã na 17ª Cúpula dos Brics.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou neste domingo (6) na 17ª Cúpula do Brics — que ocorre no Rio de Janeiro e vai até esta segunda (7).
Segundo Lula, o encontro ocorre em um momento de "cenário global mais adverso", com "número inédito de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial".
Além disso, o chefe do Executivo criticou guerras, em oposição às expectativas iniciais de deixar o assunto para um segundo plano (entenda mais abaixo).
Também afirmou que decisão recente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — em aumentar gastos com defesa — alimenta a corrida armamentista.
"Isso evidencia que os recursos para implementar a Agenda 2030 existem, mas não estão disponíveis por falta de prioridade política. É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz", prosseguiu o presidente. Segundo ele, falta "prioridade política".
'Colapso do multilateralismo'
Na ocasião, ao citar a Organização das Nações Unidas (ONU), Lula afirmou que o mundo presenciou o "colapso do multilateralismo". E que as reuniões do Conselho de Segurança da ONU reproduzem um enredo que todos conhecem: de "perda de credibilidade e paralisia".
Comments