top of page
4.jpg

Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan

Presidente afirmou também que Organização do Tratado do Atlântico Norte, ao aumentar gastos com defesa, alimenta a guerra armamentista. Lula discursou nesta manhã na 17ª Cúpula dos Brics.

ree

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou neste domingo (6) na 17ª Cúpula do Brics — que ocorre no Rio de Janeiro e vai até esta segunda (7).

Segundo Lula, o encontro ocorre em um momento de "cenário global mais adverso", com "número inédito de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial".

Além disso, o chefe do Executivo criticou guerras, em oposição às expectativas iniciais de deixar o assunto para um segundo plano (entenda mais abaixo).

Também afirmou que decisão recente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — em aumentar gastos com defesa — alimenta a corrida armamentista.


"Isso evidencia que os recursos para implementar a Agenda 2030 existem, mas não estão disponíveis por falta de prioridade política. É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz", prosseguiu o presidente. Segundo ele, falta "prioridade política".


'Colapso do multilateralismo'

Na ocasião, ao citar a Organização das Nações Unidas (ONU), Lula afirmou que o mundo presenciou o "colapso do multilateralismo". E que as reuniões do Conselho de Segurança da ONU reproduzem um enredo que todos conhecem: de "perda de credibilidade e paralisia".



Comments


bottom of page