IA:71% dos profissionais de Marketing não temem serem substituidos?
- Conceito comElaineRibeiro
- 6 de jul.
- 2 min de leitura

A transformação digital trouxe inúmeras inovações e a Inteligência Artificial (IA se destaca como uma das mais impactantes da atualidade.
Com capacidade de aprender, adaptar-se e executar tarefas complexas, a IA revolucionou o cenário de diversos setores, incluindo, é claro, o marketing. As ferramentas de IA proporcionam insights valiosos para personalizar a experiência das pessoas usuárias, transformando a maneira como as marcas se conectam com seu público.
Segundo o estudo da Cordão: “IA no Marketing”, que aborda como profissionais de marketing no Brasil estão se relacionando com a Inteligência Artificial:
99% dos(as) profissionais da área acreditam que a IA está revolucionando o marketing.
Somente 5% nunca utilizou nenhuma ferramenta de IA.
40% das pessoas afirmam que usam sempre.
71% dos(as) profissionais não têm medo de serem substituídos(as) pela inteligência artificial.
Essa pesquisa foi realizada com mais de 310 profissionais de todo o Brasil e revelou percepções de como a IA está remodelando o setor no País. Ela mostra que o uso de ferramentas de Inteligência Artificial é uma realidade na rotina profissional, sendo utilizada para melhorar a eficiência e a criatividade.
Com isso, fica claro que aprender sobre IA e aplicá-la no dia a dia é cada vez mais importante para se manter relevante no mercado digital. Por isso, o objetivo deste artigo é explorar como a IA está remodelando as estratégias de marketing e definindo o futuro do setor.
Crescimento do uso de IA em estratégias de marketing
Atualmente, o uso da IA no em personalização de marketing é cada vez mais comum para customizar as experiências das pessoas usuárias, por permitir que as marcas entendam melhor seus clientes, prevejam comportamentos futuros e entreguem mensagens singulares em escala.
Um exemplo disso é o uso que a gigante do e-commerce, Amazon, faz da IA. As ferramentas são usadas para analisar o histórico de compras dos usuários e usuárias, avaliar padrões de navegação e, em seguida, oferecer recomendações de produtos personalizadas. Isso não só melhora a experiência do(a) cliente, mas também possibilita o aumento das vendas da empresa.
Outra aplicação possível é o uso da IA no e-mail marketing. Diversas empresas já utilizam a IA para enviar e-mails personalizados aos clientes com base em seu histórico de compras e preferências. Isso aumenta as taxas de abertura de e-mails e melhora o engajamento das pessoas.
Commenti